segunda-feira, 28 de maio de 2012

Escolho isto e não aquilo

Ainda criança, lendo um poema de Cecília Meireles, descobri que viver é questão de escolha. Ou isto ou aquilo: "Ou se tem chuva e não se tem sol ou se tem sol e não se tem chuva! Ou se calça a luva e não se põe o anel, ou se põe o anel e não se calça a luva." Fiquei aturdida. Eu teria que escolher sempre.

Sim, as escolhas acercam-se de mim o tempo todo. Da hora em que acordo até a hora de dormir, só o que faço são escolhas. Até quando não escolho nada, trata-se de uma escolha, considerando as possibilidades de tudo. Não é diferente com você.

Agora, mesmo, escolhi um começo assim, porque eu precisava de uma certa cumplicidade para seguir. Mas ler também é uma questão de escolha. No final, tudo não passa de variações sobre o mesmo tema.

Dito isso, prossigo com a confidência: se desde criança sei que devo escolher, nos últimos meses, minhas escolhas refletem o desejo de mudar alguns hábitos, que, talvez, tenham nascido lá nos tempos de menina.

Isso significa que estou escolhendo um novo modo de vida. Parece simples, mas não é. Mudança de hábito beira à tortura. Só quero um pouco mais em paz, de saúde e equilíbrio, mas, para isso, preciso escolher o novo o tempo todo. Isso implica perder o conforto, o poder e até o controle. E a menina às vezes faz birra.

Hoje mesmo, deitada num colchonete, com as pernas para cima, as mãos segurando os pés, o corpo todo lutando para se equilíbriar e o rosto pegando fogo, eu me perguntei: "O que o prazer tem a ver com isso?" Eu estava na aula de yoga e a professora havia dito que o tema do dia seria prazer. Diante do sacrifício, questionei, mas não desisti.

Então, ouvi a frase reveladora: "Enfrentem o desafio e não a si mesmas". Mudou tudo. Entendi que valia a pena esforçar-me, porque eu merecia ultrapassar aquele limite. Prosseguir foi minha escolha inteligente.

Enfrentar desafios – como fazer novas escolhas – dá medo, cansa, mas depois de vencer uma batalha, o prazer é imenso. Não tem nada a ver com o prazer de comer um bom pedaço de brownie, tem a ver com crescimento, com descoberta e com compromisso.

Na aula de hoje, aprendi que a felicidade tem a ver com escolhas, mas, sobretudo, com compromisso. Adeus, Cecília Meireles! Bem-vinda, Kundalini Yoga!