domingo, 22 de julho de 2012

Flower Power

A lista é enorme. Tem flor para tudo o que é desconforto, mal-estar e perturbação. E a descrição dos benefícios promete soluções como eu nem ousava imaginar. Leio e acredito. Tudo é tão perfeito, o mundo pode ser mais lindo. É quase como olhar flores dispostas numa banca perfumada e colorida. Saio escolhendo aquelas que mais têm a ver com o meu momento. Leio e escolho, olho e me encanto e quero para minha vida algomais do que promessas.

Então é isto: existe um poder maior das flores nas nossas vidas que vai muito além da botânica, muito além de perfumar ou enfeitar. Esse poder consiste em tratar do corpo e da alma e, desde que Edward Bach catalogou 38 estados negativos da mente e criou uma essência floral ou de planta para cada um, muitas gotas rolaram. Sei do que falo. Já fui dos florais de Bach aos de Minas, passando pelos Californianos e sempre com a mesma convicção: se não faz bem, mal também não faz. Pode ser mera autossugestão. Mas e daí? Isso também é funcionar.

Olha que lindo: "O composto atua como catalisador da paz e da harmonia, afia a intuição, traz das profundezas do ser as energias de motivação interna..." E olha que flores são elas: Rosa Nina, Amarília, Zanzibar, Gatheia e Melmalva.

"Visando o autoconhecimento e o estímulo da criatividade dos pensadores, artistas e escritores, auxilia na potencialização das energias critivas, no desenvolvimento da sutileza e da fertilidade criativa, trazendo clareza e leveza..." E lá está a Rosa Nina de novo. Começo a gostar dela. E penso que quero ela no buquê que vou fazer.

É ler e se encantar. Mas não é assim tão leviano quanto minha prosopopeia faz parecer. A gente séria de plantão ficaria revoltada. Mas sejamos zen humorados. Tem muita informação na internet e pelo mundo afora, tem profissionais especializados e muito bem-intencionados. Eu, aqui, só falo de mim. E vou continuar achando a maior graça. Nos dois belos sentidos da palavra.

E só pra constar: a Rosa Nina pode esperar. Ainda vou de rosmarinus officinalis.