sábado, 23 de abril de 2011

Sentimentos bons

De vez em quando, tenho a grata satisfação de encontrar textos interessantes na internet, seja em revistas, blogs ou afins. Hoje, encontrei um texto sobre sentimentos positivos que podemos cultivar para, cada vez mais, mantermos a sintonia com a tal felicidade.

Eu, que ando apostando minhas fichas num viver mais sereno, saudável e bem-sucedido, confesso que, às vezes, fica difícil contornar o ceticismo das pessoas mais próximas, gente que talvez tenha acompanhado tantos planos de mudança fracassados, que passam a desacreditar. E o que eu faço? Agora, a minha forma de contornar é deixar de girar em torno do que os outros pensam. Estou meditando para ter certeza de que os meus objetivos têm origem no meu coração e de que são eles que elevam meu astral e animam a minha alma. Como li na matéria hoje, isso e ter esperança. O mundo pode desacreditar. Eu não.

Há outros sentimentos bons que estão fazendo parte do meu repertório e que foram citados na matéria: gratidão por tudo o que tive e tenho, pelo tanto que andei, por todas as mudanças que já concretizei, mesmo as mais sutis. Orgulho do que vivi, porque a minha história não está começando agora, vem de uma longa estrada de escolhas, realizações e conquistas. Interesse pelo mundo de possibilidades que está à minha volta. Serenidade, essa capacidade de estar comigo mesma e saber que o refúgio mais seguro sempre esteve do lado de dentro, e não do lado de fora. Admiração, porque “estamos cercados por belezas naturais e gentilezas humanas" e é bom parar para ver. Eu paro para ver e me calo para ouvir.

Agora, falo do amor, porque acredito mesmo que "ainda que eu tivesse uma fé capaz de mover montanhas, se não tivesse amor, eu nada seria." Quando medito ou quando faço minhas orações, amo os cínicos e irônicos, os que temem e me assustam, os indiferentes e os brutos, amor que é sentimento puro, que ultrapassa razão e lógica.

Dizia um velho conhecido, ao ler estas coisas que escrevo: " você é tãaaaao religiosa". Isso me envergonhava. Agora, soa como seu eu estivesse voltando para casa.

Fiquei feliz e serena ao ler o que o meu coração já sabia. Se quiser ler também, e só clicar aqui.

terça-feira, 19 de abril de 2011

Enxaqueca

A palavra é horrível. Preferiria amigdalite, laringite, estomatite. Mas foi enxaqueca mesmo. E tem cinco dias. Não durou assim, o tempo todo, mas sempre volta a incomodar. É como perda: dolorosa de qualquer jeito. Até quando a gente lembra, até quando a gente esquece. A moça da acupuntura concorda comigo, diz que isso é efeito de mudar. Primeiro, explode tudo por dentro, despois manifesta por fora. Ai, ai... Juro que respiro fundo, juro que sou zen.

Outra vez os astros

Eu já tinha desistido. Há tempos não dava muita bola para o que diziam os astros. Mas sou tão influenciável... Bastou um livro, um comentário de autor sério, uma dica de como lidar as previsões e cá estou eu, louca para fazer o mapa astral.

A procura já começou. Ainda não encontrei a pessoa séria e competente que desejo. Encontrarei, não tenho dúvidas. Enquanto isso, deixo um comentário do Paramahansa Yogananda, extraído do livro Autobiografia de um Iogue, no capítulo cujo título provocativo me divertiu muito: Mais esperto que os astros. Veja aí:

"Vim a compreender que a inscrição dos astros na hora do nascimento não significa que o homem seja um fantoche de seu passado. Sua mensagem é, na verdade, uma cotovelada no orgulho; o próprio firmamento procura despertar a determinação humana de ser livre de toda limitação."

E, agora, um resumo da previsão do mês de abril para os aquarianos, vinda do Terra Esotérico:
"Novos acordos de negócios, convites e encontros sociais, novas amizades e muitas viagens... Tudo pode acontecer, menos a passividade e calmaria. Quando a energia é excessiva, como será a deste mês, costumo aconselhar maior dedicação à saúde. A fase é ótima também para refazer planos e projetos e para pensar em novas formas de aumentar seus rendimentos. Depois de uma fase mais voltada para o amor e os relacionamentos você passa por um momento de dúvidas, pois Netuno pode atrapalhar um pouco. Netuno é uma energia fluida e você deve aprender a lidar com ela para evitar confusões. Entretanto, o Sol entra em Touro no dia 20 e faz com que suas energias fiquem mais voltadas para as questões domésticas e relacionamentos familiares. Boa fase para pequenas reformas e para a mudança da decoração. "

Se quer ler as previsões para o seu signo, clique aqui.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Infinito particular


Estava pensando no quanto mudamos ao longo de um ano, com o passar dos dias e, às vezes, até numa questão de horas, diante do impacto de alguns fatos.

Mudamos muito, inclusive o foco e os interesses. Ocorre que umas pessoas são sensíveis para a própria mudança. Outras não. Ocorre que umas pessoas estão atentas para o diferente do outro. Outras não. Ocorre também que, às vezes, falta tempo pra gente se olhar e medir mudanças.

Um dia eu me olhei. Esse dia foi segunda-feira, quando Tereza escreveu que estava sentindo saudades das amigas, de cada uma no seu particular. Amei o e-mail e a doce provocação que foi para mim.

Gosto muito da música Infinito Particular, de Marisa Monte, e também da expressão em si. Ao ler a palavra particular, fiquei comovida, porque a entendi como o que é único, exclusivo, insubstituível. Ela me inspirou.

Fui em busca do particular das amigas, entrei em sintonia. Não o fiz relembrando cenas ou feitos, como num filme. Não foi pescando palavras na memória, como quem lê um diário. Foi desenrolando o sentimento amoroso, onde não cabem cenas, nem falas, apenas a clara evidência. E foi como o calor de um abraço.

Marisa Monte cantou e eu ouvi com a emoção de quem aceita um bom convite:

"Eis o melhor e o pior de mim
O meu termômetro, o meu quilate
Vem, cara, me retrate
Não é impossível
Eu não sou difícil de ler
Faça a sua parte..."

Eu fiz a minha parte, retratei cada uma. Talvez eu tenha visto simpatia, susto, sensibilidade... Mas isso importa tanto quanto as ondas do rádio que ninguém ouve agora. O importante foi ir além do melhor e do pior, transcender o quilate, foi retratar o que fica depois das partes, foi reparar o inteiro. E eis a novidade: o inteiro está à beira do infinito. Lá, onde tudo soma e se iguala.

Então eu descubro a grande mudança: estou vendo as pessoas com outros olhos. No amor e na dor, mudei. Agora, tenho noção do insignificante do Mim sem o Ti. Não estamos todos ligados, eu, as amigas do Entre Nós e todo mundo? Então, é sua vez:
Vem cá, não tenha medo
A água é potável
Daqui você pode beber.


Tereza quis saber como vamos. Respondo: Vou bem-acompanhada.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Rota de mudança

Quando se parte em busca do novo, entra-se em sintonia com o mundo das possibilidades. É quando a gente pode dizer: algo vai acontecer. De um jeito ou de outro, algo vai acontecer.

Vivo um momento assim. Parti em busca de algo novo. Sai da zona de conforto. Tudo bem, porque, nessas horas, o conforto é diferente. Se mudar é assustador, é também sinal de vida. Eis aí o que há de reconfortante. A aventura de viver inclui mudar, inovar, resgatar, sair do lugar...

Colocar-me a caminho e entrar numa rota de mudança é o único jeito que eu conheço de fazer o sonho juntar-se à realidade, de combinar causa e efeito, de somar razão à emoção.

Estou investindo em novos hábitos, em outros cuidados com o corpo e com a alma. Isso quer dizer: meditação, acupuntura, florais, manter-me no controle e ser capaz de cuidados especiais, como pintar as unhas, me enfeitar, colorir a cena.

Parece simples, mas envolve muito. Às vezes, eu me espanto, quero desistir, mas peguei um caminho que não tem mais volta. Aquela que eu era, já não é mais. Então quem sou eu agora? Vem-me uma imagem e, nela, eu sou apenas uma largata presa no casulo, acreditando que pode voar alto. O jeito é aguardar a hora de sair pa-ci-en-te-men-te.

Estar no casulo me remete a outro acolhimento: "Faz de conta que estou deitada na palma transparente da mão de Deus." E quem disse isso foi Clarice.

domingo, 3 de abril de 2011

Cantar e espantar

Cantar para espantar os males ou cantar e espantar os ouvintes? Qualquer um dos sentidos adequa-se a mim. Vou cantar e espantar. E daí?

Assisti a um programa na GNT em que uma entrevistada falava sobre os benefícios de cantar. Faz um bem danado pra saúde. Inclusive, combate o stress.

Então, vou contrariar o meu irmão que, certa vez, ao me ouvir cantar, perguntou: "Você gosta de cantar?" Respondi que sim e ele completou: "Então, por que não aprende?" Hoje, eu responderia: "Por que não preciso". Pra usufruir dos benefícios do canto, não precisa cantar bem. Palavra da pesquisadora.

Vou cantar sem dó. Ou com. Sei lá... Vai depender.