quinta-feira, 27 de junho de 2013

Leve

Em cena, um homem numa cadeira de rodas. Atento, o menino nem piscava. A questão que me veio: será que ele está chocado? Será que ele entende a dor do homem?

Então, perguntei:
– Por que o homem está na cadeira de rodas?
 A resposta foi imediata:
– Porque ele não tem cavalo.

Vou descobrindo que final feliz é capacidade de imaginação.

quinta-feira, 13 de junho de 2013

Já passou

Passou o tempo, passou o gesto, passou o convite para o almoço, passou o gosto, passou o olhar atento enquanto a gente comia, olhar que era uma pitada a mais de carinho.

Passou aquele momento, passou a alegria de mais uma festa, passou a textura perfeita do doce, passou o estalo do biscoito na boca, passou a hospitalidade, passou a pergunta de como vai a família, passou o interesse, a interrogação, mas também passaram-se as dúvidas.

Passou-se mais um ano, uma década e mais uma. Passamos a página. Atônitos, olhamos o relógio. Constatamos que o tempo gira implacável. Em volta da mesa, já não estão todos. Há perdas.

Mas nem tudo passa. Ficam o amor, as lembranças e a história sempre bonita.

A dor da despedida também fica. Não tem problema, os ponteiros giram, o coração apertado afrouxa, entram novos afetos, novas histórias. A gente recomeça, porque tem força.

Se viver é uma linha que passa, a história é o que deixamos escrito. Algumas pessoas deixam belas obras. Outras, exemplo. Outras, ainda, deixam palavras. Como essas que escrevo agora e que não falam de despedida, falam de vida.

Neste hiato entre perdas e ganhos, como mãe que acalenta um filho, digo para minhas queridas amigas: Vai passar.

Já passou!

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Tudo

Li a frase:

"Há um gosto de vitória e encanto na condição de ser simples.
Não é preciso muito para ser muito".
(Lina Bo Bardi)

Depois, reli a vida. É tão bom achar preciosidade no dia a dia... Isso é tudo.