segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

No ar que eu respiro



Aspiro o aroma e viajo no tempo. Vem de muito longe as lembranças que o cheiro de lavanda desperta. Revivo sensações e sentimentos bons. Mais do que isso, todo o meu ser responde com relaxamento, paz e serenidade. Às vezes, o coração acelera e a pulsação aumenta, é quando aflora a emoção da descoberta amorosa. Aromas tem essa propriedade, acessam canais diversos, são portas que se abrem para uma percepção mais sutil, mudam o astral, carregam uma energia de transformação.

Li em algum lugar que o aroma aspirado atinge a parte anterior do cérebro, responsável pelo ajuizamento das coisas e pelo comportamento emocional. Atinge também o lobo temporal, receptor emotivo, e o hipocampo, gerenciador da memória de ocorrências, mas que possui também um importante papel no controle dos estados afetivos. Dá para perceber que o cheiro atinge o centro das emoções e é ali que resgata história e estimula novas buscas.

É por isso que não dispenso um cheirinho. Velas perfumadas, réchaud, essências, pout pourris, incensos, aromatizador de ambientes, vale tudo. Gosto tanto e acho que tornam o ambiente tão mais leve que vivo presenteando os amigos. Foi por isso também que, numa ocasião, comprei um réchaud para uma amiga. O presente foi acompanhado de uma essência e velas. Bastava colocar água e gotinhas da essência, acender a vela sob o réchaud e aproveitar. Parece simples e assim foram dadas as instruções. Ocorre que ela não colocou água. Um minuto depois o ar estava carregado, o cheiro espalhou-se por uns dois andares e ela teve que se explicar com a vizinhança que questionava: “Que cheiro é esse?” Comigo, ela foi categórica: “Aquilo fede!” Por precausão, agora detalho mais as instruções.

Acredito mesmo que a aromaterapia funciona. Eu só não sei porque nunca me lembro de aspirar umas gotas de lavanda quando estou com os nervos à flor da pele e acabo sendo grossa com os incautos que atravessam meu caminho, como a moça do telemarkting. Seria mais simpático aspirar uma essência e não levar a vida tão a sério.

Agora relembro cenas de novelas em que a protagonista rica e chiliquenta desmaia e alguém vem com um vidro de sais. Acho que nós, simples mortais, merecemos este luxo. Acredito nessa espécie de luxo e riqueza que é feita de serenidade, bons sentimentos e paz.

Por falar em riqueza, quem nunca entrou numa loja perfumada e se sentiu imediatamente à vontade? Entrar numa loja chique, dessas que investem numa essência especial, deixa a gente se sentindo rica, feliz e muito propícia a gastar mais do que devia. Às vezes vale a pena.

Enfim, para um ano novo, no mínimo, mais perfumado, segue a lista para aspirar.

Alecrim - Revigorante, age positivamente sobre o esgotamento físico e mental. Deve ser usado durante o dia, pois é estimulante e pode tirar o sono. Seu aroma combina com ambientes de trabalho, pois sua característica energética beneficia a persistência no alcance de metas. É um ótimo antídoto contra o estresse.

Eucalipto - Tônico e estimulante, evoca uma sensação de liberdade e leveza.

Lavanda ou Alfazema - Óleo número um no combate ao estresse e às tensões nervosas. Excelente no tratamento da insônia: basta uma gota no travesseiro para que seus efeitos sejam sentidos. Combate a ansiedade e a depressão.

Laranja - É equilibrante e harmonizador.

Para saber mais, clique aqui