sábado, 17 de novembro de 2012

Aprender com amor

Crescer é processo doloroso. Aprender é difícil. Os caminhos da vida são tortuosos. Deus escreve certo por linhas tortas. Você também acreditou nisso? Vivo juntando informação daqui e dali para traçar o meu caminho rumo a algo maior, para colocar-me no mundo de uma maneira melhor, para ser mais o que eu for. Assim, o discernimento pode vir em gotas, nas palavras do credo, nas linhas que leio, no ar que respiro, na easy pose, no tom de um mantra bom. Aí, cada insight diferente confronta minhas crenças – como aquelas do início – e fico um pouco perdida, para depois achar o que combina mais comigo.

Aconteceu isso. Estava sentada ereta, pernas cruzadas, olhos focados na mulher à minha frente e, de vez em quando, nas pessoas que me rodeavam. Havia calma e vontade quase tangíveis. O ar respirado trazia essa sensação para dentro e enchia o peito. O corpo inteiro respondia com interesse e relaxamento. Depois, expirava gratidão. Assim, outro sentimento bom exalava-se pela sala. Estar ali era como uma benção e eu estava preparada para receber. Então, a voz soou clara como uma dádiva e a informação emitida integrou um novo arsenal de crença: "Aprender pode ser com amor."

Uma gota quando cai num lago projeta círculos que vão crescendo, expandindo-se, envolvendo o lago todo no movimento. Aquelas palavras cairam como gotas, expandiram-se, moveram resistências, encaixaram-se num canto do peito. Aí, entendi que eu já sabia, mas tinha me esquecido. Porque existir exige estratégias e fingir que não se sabe é uma delas. Talvez, em algum tempo, tenha sido um desrespeito saber. Percebi que a gente esquece para se proteger. A contradição é que o fingimento vira crença e crença é considerada verdade.

Mas nós temos escolha. Crescer pode ser processo doloroso, se houver resistência a se ser pleno. Aprender pode ser difícil, se a gente confundir informação com conhecimento. Os caminhos da vida podem ser tortuosos, se escolhermos seguir um rumo diferente do nosso querer. Só o que eu tenho a acrescentar é que o amor começa do lado de dentro e ilumina o lado de fora.

Fecho os olhos, ouço a minha respiração, sinto a generosidade no ar, sinto a vida e começo a enxergar outras verdades em mim. Ela me inspira. Mas cada um tem a sua. Acredite ou não acredite. Você pode. Vale lembrar que:

"Não violência também é respeitar seus próprios limites".