sábado, 9 de março de 2013

Meus adjetivos

Sempre achei adjetivo próprio do que é bom e bonito. Eles despontam na frase para qualificar o dia lindo, a vida bela, a amizade gratificante, o trabalho perfeito... Estranhava-me que as regras da boa redação indicassem o uso comedido. Adjetivo é exibido. Hoje, eu sei que posso usar bastante, fazendo da transgressão uma nova regra. Aliás, ignoro até que o adjetivo se aplica também ao dia feio, à vida dura, à amizade estranha, ao trabalho ruim... No texto que escrevo, adjetivos reinam fartos e bonitos. Porque, no final das contas, quem escolhe o que entra na história da minha vida sou eu.

Adjetivo é a árvore florida na curva, é a estrada singela, é o céu azul, é o convite bem-vindo, é o passeio completo, é a fazenda da Ana, é um bom fim de semana. E fica aqui o registro com meus sinceros agradecimentos.