terça-feira, 23 de agosto de 2011

O pão nosso de cada dia

Que importância tem parar de trabalhar e passar a tarde fazendo pão? Hoje eu me fiz esta pergunta e parei. Lá estava eu, diante do computador, lendo umas frases que criei e nem um pouco convencida da sua qualidade. Eu era a mais absoluta falta de inspiração e trabalhar estava sendo um custo. Então, fui pra cozinha e coloquei as mãos na massa.

Agora, me pergunto: Por que querer entregar os trabalhos sempre em prazo recorde? O que o atraso de uma tarde vai implicar no resultado? As respostas são: não tenho que bater recordes e nada vai mudar no final. Por outro lado, o que uma tarde fazendo pão pode fazer por mim é muito. Daqui a alguns anos, eu nem vou me lembrar mais do trabalho que deveria criar, mas vou me lembrar sempre das horas que passei inventando recheios e, depois, saboreando pão.

Há outro ganho importante: a felicidade do momento. Isso vale tanto. Esse, sim, deveria ser o pão nosso de cada dia, devíamos trabalhar pela felicidade estando ela nas grandes ou nas pequenas coisas.

"Cada dia é feito de pequenas vitórias, de pequenos prazeres e são essas coisas que tornam a vida formidável."
 Lisa Napoli, jornalista e escritora