sábado, 30 de outubro de 2010

A estrela da festa

Um dia a gente descobre que mudou. E isso é bom. Ontem, eu descobri uma mudança fundamental no meu jeito de ser: Estou ouvindo meu querer, estou cuidando mais de mim. Isso é gratificante. Foram anos carregando ressentimentos, culpas e tristezas, porque colocava o querer dos outros acima do meu, porque esperava reconhecimento que não vinha e porque não tinha graça me tratar tão mal assim.

O processo foi lento. Vem de muito tempo. Talvez tenha começado quando alguém muito especial me deu uma história para ler. Era uma história sobre cair no buraco, colocar a responsabilidade disso nos outros e lutar muito para sair. Cair de novo e sair mais rápido, ainda enraivecida porque os outros foram os responsáveis. Cair novamente e sair rapidamente, sabendo que a responsabilidade é de quem cai. Os próximos capítulos eram: desviar do buraco e, por fim, mudar de rua. Ontem, eu descobri que mudei de rua. Que alívio!

Ouvi uma pessoa muito próxima dizer: “É foda relacionar com estrela.” A estrela era eu. E ouvi isso porque afirmei: “Vou ficar onde estou, porque este é o lugar que me agrada agora.” A frase soou tão nova, tão forte, tão amorosa e eu fiquei tão calma, tão mansa, tão tranquilamente feliz. Então, se isso é ser estrela, vou dizer: Sim, eu sou a estrela da minha festa, quando a festa é a minha vida.