sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Outro conselho pra completar

De novo aquele assunto. É que fiquei ligada e questionando as vezes em que eu e outras pessoas – que conheço muito bem – perdemos a chance de crescer. O motivo é simples: falta de atenção ao que é dito com o interesse sincero de nos ver melhor. Aí, li este texto sobre feedback, gostei, achei pertinente e copiei. Como sou boa gente, deixo o link da fonte. É só clicar.

"Mais do que dar feedbacks, a gente devia mesmo é aprender a recebê-los. Como a nossa cultura é cheia de colocar panos quentes nas coisas, a maioria das pessoas não está preparada para receber críticas. Elas sempre interpretam como um ataque pessoal e desperdiçam uma maravilhosa oportunidade de crescer por causa do choque. 

Eu também fazia exatamente assim: ao menor sinal de crítica, me armava toda. Buscava, desesperadamente, explicar porque tinha feito assim e não assado. Ora, enquanto a sua cabeça fica rodando que nem uma louca procurando desculpas e se justificando, você não escuta o que está sendo dito. Fica literalmente surda, não aproveita nada mesmo. Então, ao receber um feedback, feche a boca e preste bem atenção em tudo. Só depois filtre e assimile o que lhe convier.

Ah, mas cuidado. Sabe aquela sua amiga que vive dando opiniões que você não pediu sobre a sua pele (está oleosa demais), a sua saia (não ficou legal porque você engordou), seu sapato (não está mais se usando)? Atenção: isso não é feedback. Ataques de sinceridade incontrolável que não contribuem para o crescimento de ninguém, só servem para torpedear a auto-estima da vítima. Ignore."

Então, cuidado como que fala e mais ainda com o que ouve.